Olá visitante, faça o login ou cadastre-se.

Detalhes da Notícia

DICAS: Como Dimensionar Geradores de Energia

DICAS: Como Dimensionar Geradores de Energia

DICAS: Como Dimensionar Geradores de Energia

 

Com a chegada do calor e época de chuvas, a demanda por energia acaba sendo maior que a média e o risco de falta de luz, seja na empresa ou em nossa casa, é maior.

 

Neste artigo, nosso objetivo é contribuir com o pensamento de como dimensionar o gerador correto para sua necessidade, mas antes de verificarmos isso, é importante destacar que o funcionamento do mesmo é, geralmente, para uma situação emergencial e desta forma deve-se observar qual o mínimo necessário de funcionamento de equipamentos para tocar temporariamente serviços básicos.

 

Cálculo das suas necessidades em Watts:

Para definir o grupo gerador correto para a tarefa, decida os equipamentos que serão utilizados isolada e simultaneamente, e calcule o consumo em Watts (W) de cada item com a seguinte fórmula: Potência (W) = Tensão (Volts) x Corrente (Amper). Pode-se também assumir que 1CV = 750W e 1000W = 1 KVA

 

A soma do consumo de todos os equipamentos que serão utilizados simultaneamente é o total de energia que precisará ser gerada pelo gerador. Um ponto importante é que tenha em mente que, o acionamento inicial de um motor elétrico (ex. motor da bomba de combustível, elevador elétrico de veículos ou portão de garagem) pode consumir até 4 vezes o que ele consome durante o funcionamento normal e este cálculo deve ser estimado para o correto dimensionamento do gerador. O consumo operacional de aparelhos elétricos, como computadores e fornos elétricos , assim como lâmpadas incandescentes e Fornos Elétricos é idêntico ao consumo inicial.

 

Por segurança, também é sugerido que sempre se estabeleça 25% de sobra de potência, em relação à potência necessária. Também é importante considerar a potência nominal do gerador como a de trabalho contínuo. Potência máxima indicada, é apenas para momento de rápido pico ou demanda extra.

 

Abaixo seguem alguns exemplos de dimensionamento para contribuir com seu cálculo.

 

Exemplo 1 - Posto Combustível

2 bombas x 3 motores x 1 CV =  4.500W uso normal e 18.000W pico

6 lâmpadas 90 W LED na pista = 540W uso normal

1 computador pista = 800W uso normal

1 Freezer = 700W uso normal e 2.800W pico

1 computador loja = 800W

4 lâmpadas 60W LED loja = 240W uso normal

Total = 7.589 W / 23.180 no pico

Seria necessário um gerador de no mínimo 8 KVA para utilização normal. No pico de partida, 23.000W, se forem iniciados simultaneamente.

 

Exemplo 2 -  Centro Automotivo

1 elevador 4 toneladas (8CV) = 6.000W / 24.000W pico

1 elevador 2,5 toneladas (4CV) = 3.000 W / 12.000W pico

1 compressor 20 PCM (5CV) = 3750 W / 22.500W pico (apesar de termos falado que o pico de partida de um motor é de 4x, compressores carregados tem partida muito pesada, então o consumo é ainda maior)

Total = 12.750W / 58.000W

Seria necessário um gerador de 12,75 KVA para utilização nominal. No pico de partida, 58.000W, se forem iniciados simultaneamente, pode ser feito a partida isolado dos equipamentos.

 

Recomendamos que o dimensionamento do consumo energético do empreendimento seja feito junto com um eletricista, que possa verificar a demanda diretamente no quadro de entrada.

 

Na LEONE, nossa equipe está pronta para te orientar em eventuais dúvidas. Trabalhamos com modelos à diesel ou à gasolina, com potências a partir de 2 KVA.

 

Confira mais aqui: GERADORES

Voltar